Confira abaixo os principais índices de correção monetária, acumulados até agosto de 2020.
Para que serve o IGP-DI, maior índice registrado?
Muitos podem não saber, mas o IGP-DI já foi parâmetro principal para o cálculo de inflação no Brasil.
Hoje em dia, o IGP-DI tem como principal função registrar as atividades comerciais, envolvendo desde a agricultura e indústrias, até os bens e serviços, sendo capaz de propor correções, reajustes e demonstrações do cenário econômico brasileiro.
O índice é utilizado para reajustes de tarifas públicas, contratos de aluguel, planos e seguros de saúde, e em estudos econômicos que envolvem a valorização ou desvalorização de patrimônios.
Para que serve a TR (Taxa Referencial), menor índice registrado?
Índice de correção monetária criado logo no inicio dos anos 90, surgiu com a intenção "desconsiderar" a enorme inflação da época e corrigir taxas de investimentos e empréstimos.
Hoje em dia, conhecida como o menor índice de correção monetária possível, é utilizada para corrigir títulos públicos, fundo de garantia por tempo de serviço, caderneta de poupança e até mesmo empréstimos do Sistema Financeiro da Habitação.
Conclusão
Ao final das contas, a TR continua sendo o índice mais baixo, que não sai do zero desde setembro de 2017, enquanto o IGP-DI segue batalhando para ultrapassar a marca de 10% até o fim do ano de 2020, sendo o maior índice de correção monetária desse ano.
Comments